Vector21 - Tecnologias de Informação S.A.
NOVIDADES
2012-04-05 - NOTÍCIAS VECTOR 21
Universidade de Aveiro desenvolve língua electrónica

A investigadora do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro, Alisa Rudnitskaya, desenvolveu uma língua electrónica que permite analisar a qualidade dos alimentos e revelar a existência de compostos orgânicos e inorgânicos.

 

A tecnologia permite detectar - num intervalo entre os cinco e os dez minutos - os compostos orgânicos e inorgânicos dos alimentos, a um custo substancialmente mais reduzido, sem necessidade de recorrer a laboratórios e técnicos.

 

A invenção semelhante a uma língua humana é composta por vários sensores, constituídos por membranas de distintas composições, como vidro, cristais, policristais ou polímeros orgânicos, que substituem a função das papilas gustativas.

 

A «língua electrónica» permite avaliar os paladares dos alimentos e já foi testada com sucesso em vinhos, cerveja e café, bem como em alimentos sólidos como queijos, carne, peixe, vegetais e fruta.

 

Com a nova tecnologia passa a ser possível revelar - de forma célere e a custo reduzido - compostos presentes nos alimentos que possam exceder os níveis suportados pelo organismo humano.

Fonte: Vector21.com
URL: http://www.vector21.com/?idc=2&idi=6735
©2010 Vector21.com Todos os direitos reservados
Acessibilidade Certificação