Vector21 - Tecnologias de Informação S.A.
NOVIDADES
2011-07-01 - NOTÍCIAS VECTOR 21
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro cria tecnologia para pedir socorro em segundos

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou uma aplicação para telemóveis que permite enviar um pedido de socorro sem necessidade de efectuar uma chamada.

 

O projecto, denominado “SOS Phone”, foi desenvolvido por uma equipa constituída por duas alunas e dois professores da Escola de Ciências e Tecnologia da UTAD. Segundo explicou à LUSA o professor do departamento de engenharia, Benjamin Fonseca, a aplicação irá «facultar às pessoas uma ferramenta de pedido de ajuda sem recurso à voz e sem ter de realizar uma chamada telefónica».

 

Este projecto está particularmente adequado a pessoas surdas ou idosas ou para todos aqueles que se confrontem com uma situação de pânico.

 

O SOS Phone possibilita a descrição de variadas situações de emergência. Ao seleccionar ícones com o dedo, é facultada uma descrição muito rápida do ocorrido, não sujeitando o utilizador ao longo questionário que geralmente caracteriza as chamadas para um serviço de emergência. No final do processo é enviado um SMS contendo o código correspondente às situações de emergência, bem como as coordenadas de localização do utilizador.

Fonte: Vector21.com
URL: http://www.vector21.com/?idc=2&idi=6660
©2010 Vector21.com Todos os direitos reservados
Acessibilidade Certificação