Vector21 - Tecnologias de Informação S.A.
NOVIDADES
2011-02-10 - NOTÍCIAS VECTOR 21
Portugueses preferem a TV para ver filmes

A TV lidera as preferências do portugueses para ver filmes, apesar do número de espectadores das salas de cinema ter aumentado em 2010.

 

O estudo do Observatório da Comunicação (OberCom), realizado junto de 1.258 pessoas, revela que o DVD surge na segunda posição, seguindo-se as salas de cinema como o terceiro meio mais utilizado pelos portugueses na hora de ver um filme.

 

Em termos percentuais, a televisão foi a plataforma mais utilizada para 77,3 por cento dos inquiridos, o DVD recolheu 35,8 por cento das preferências, seguindo-se as salas de cinema com 35,1 por cento.

 

O estudo destaca o crescente peso da internet, com 15,1 por cento, e do video-on-demand (VOD), com 13 por cento, que juntos representam um valor muito próximo do das salas de cinema.

 

Rita Espanha, investigadora do ISCTE e membro do conselho executivo do OberCom, refere ao Diário de Notícias que, no caso da internet, os valores deverão estar subavaliados, pois "Como a maior parte dos downloads de filmes é ilegal e as entrevistas para estes inquéritos são presenciais, é normal os entrevistados, apesar de protegidos pelo anonimato, não reconhecerem essa prática".

 

O estudo pretendeu criar uma hierarquia de preferência dos vários meios de difusão de cinema. Este facto justifica que o somatório das percentagens exceda os 100 por cento.

Fonte: Vector21.com
URL: http://www.vector21.com/?idc=2&idi=6498
©2010 Vector21.com Todos os direitos reservados
Acessibilidade Certificação