Vector21 - Tecnologias de Informação S.A.
NOVIDADES
2011-02-03 - NOTÍCIAS VECTOR 21
Acelerador de partículas continuará a caça à «partícula de Deus» em 2012

O LHC, o grande acelerador de partículas do Laboratório Europeu de Física das Partículas (CERN), situado na Suíça, não vai parar em 2012, mas sim em 2013 como estava anteriormente previsto.

 

Este adiamento da paragem técnica deve-se ao "excelente funcionamento" do acelerador de partículas ao longo de 2010, levando os responsáveis reconsiderar o calendário inicialmente previsto, adiando a paragem um ano para poder obter mais dados.

 

Num comunicado à imprensa, os responsáveis pelo CERN acreditam que este adiamento permitirá aos cientistas alcançar progressos nas investigações sobre as circunstâncias iniciais do Universo, instantes após o Big Bang. O comunicado adianta “Com o LHC a funcionar tão bem em 2010 e com as melhorias adicionais que se esperam […], se a natureza for bondosa connosco e […] o bosão de Higgs estiver ao alcance da energia actual do LHC, os dados que prevemos recolher até finais de 2012 podem permitir descobri-lo”.

 

A detecção do bosão de Higgs, conhecido igualmente como “partícula de Deus”, poderá explicar porque é que as partículas elementares possuem massa.

 

Em 2014, o acelerador de partículas passará por um período de paragem para manutenção, entrando novamente em operação em 2014 com um nível de energia de 7 TeV.

Fonte: Vector21.com
URL: http://www.vector21.com/?idc=2&idi=6479
©2010 Vector21.com Todos os direitos reservados
Acessibilidade Certificação