Vector21 - Tecnologias de Informação S.A.
NOVIDADES
2011-01-21 - NOTÍCIAS VECTOR 21
Ligações USB são a porta para 25% dos vírus

Um estudo da PandaLabs refere que em 2010 mais de 25 por cento dos novos worms foram disseminados através de dispositivos com ligação USB.

 

De acordo com a Pandalabs, estas ameaças podem ser copiadas para qualquer tipo de dispositivo de armazenamento, como Discos externos, DVD’s, leitores de MP3/4, telemóveis, entre outros.

 

A empresa adianta que, em 2010, 25% dos novos worms foram desenvolvidos especificamente para se propagarem através de dispositivos que comunicam com o computador através de uma porta USB. Este tipo de infecção, apesar de ultrapassada pela disseminação através do correio electrónico, representa uma tendência crescente.

 

O estudo, desenvolvido em 10.470 empresas de 20 países, conclui ainda que esta forma de disseminação é altamente eficaz. Das 48 por cento de empresas que referiram ter tido algum problema com infecções por malware, 22 por cento suspeitaram ser a origem da infecção um dispositivo com ligação USB.

 

“Maioritariamente os malwares em circulação foram projectados para se disseminarem através deste tipo de dispositivo. Eles não só fazem cópia de si mesmos como são executados automaticamente quando a USB é ligada ao computador, infectando o sistema sem que o utilizador se aperceba. Por isso, temos visto muitas infecções este ano”, disse um responsável da PandaLabs, Ricardo Bachert.

Fonte: Vector21.com
URL: http://www.vector21.com/?idc=2&idi=6445
©2010 Vector21.com Todos os direitos reservados
Acessibilidade Certificação